Corrida de Orientação farmacológica
Introdução e Objetivo
A destruição de espécies nativas da mata atlântica vêm aumentado ao longo dos anos. Esse processo exploratório destrutivo contribui para o desaparecimento de muitas espécies com propriedades farmacológicas. Atividades de ensino lúdicas são pensadas para reduzir esse quadro alarmante a partir da conscientização, divulgando conhecimento à população. Assim o projeto Fritz Muller busca integrar diferentes áreas educacionais (artes, biologia, química, educação ambiental e física) em atividades para jovens e adultos com o objetivo de valorizar conhecimento, socialização e, principalmente, a preservação de espécies da mata atlântica relacionadas com propriedades farmacológicas. Atividades em meio à natureza como corrida de orientação, além da valorização geográfica, desperta o conhecimento biológico em seus participantes. Com esse objetivo, o projeto Fritz Muller desenvolveu uma trilha farmacobotânica no Campo Escoteiros Paulo dos Reis, localizado no bairro São João do Rio Vermelho, no município de Florianópolis. Na trilha foram fixadas placas de identificação de inúmeras plantas com propriedades medicinais e nativas da mata atlântica, onde será realizada a corrida de orientação farmacológica. Nessa atividade, os participantes associam as ilustrações, que exploram os detalhes destas plantas, em um mapa de navegação da trilha, para localizar as plantas e responder algumas questões referente às diferentes propriedades da plantas.
Descrição geral da atividade:
Os participantes serão divididos em grupos. Todos os membros do grupo deverão permanecer unidos durante toda a atividade. O grupo receberá inicialmente da comissão organizadora um mapa de orientação indicando o ponto número 1. Após autorizado pela comissão organizadora o grupo deverá guiar-se pelo mapa para se deslocar pela trilha até chegar no ponto de observação 1. No ponto 1 o grupo irá procurar a respectiva planta e responderá questões atribuídas a determinada planta. Após cumprir a atividade proposta no ponto de observação 1, o grupo retornará para a base (local de partida), entregará as questões do ponto 1 e receberá o mapa 2 com as devidas questões sobre a planta número 2. Esse procedimento se repetirá até o grupo completar os 5 pontos de observação. Ao receber o mapa com as anotações do grupo, a comissão organizadora anotará o tempo gasto pelo grupo para a realização da atividade de cada etapa e assim, ao final, o tempo total.
Obs. Os pontos de observação (1 – 5) serão randomizados entre os grupos.
A comissão organizadora decidirá conforme a logística se todos os grupos iniciam as atividades de forma simultânea. Como opção poderá ser utilizado intervalo de tempo (ex. 1 min) para que cada grupo inicie a atividade que deverá ser descontado no tempo total da atividade.
Sequencia de observação em cada grupo
Grupos |
Blocos de plantas ( Pontos de Observação) |
||||
Nome do Grupo |
Ponto (1) |
Ponto (2) |
Ponto (3) |
Ponto (4) |
Ponto (5) |
Lua |
Laranja |
Vermelho |
Azul |
Preto |
Rosa |
Júpiter |
Rosa |
Laranja |
Vermelho |
Azul |
Preto |
Terra |
Preto |
Rosa |
Laranja |
Vermelho |
Azul |
Sol |
Azul |
Preto |
Rosa |
Laranja |
Vermelho |
Vênus |
Vermelho |
Azul |
Preto |
Rosa |
Laranja |
Mercúrio |
Laranja |
Vermelho |
Azul |
Preto |
Rosa |
Plutão |
Rosa |
Laranja |
Vermelho |
Azul |
Preto |
Marte |
Preto |
Rosa |
Laranja |
Vermelho |
Azul |
Saturno |
Azul |
Preto |
Rosa |
Laranja |
Vermelho |
Obs.: Os grupos seguirão a sequência de 1 a 5 dos pontos de observação onde devem fazer as atividades. Ex. Verde (Aroeira); Amarelo (Pitangueira); Azul (Grumixama); Preto (gravatá); Rosa (erva baleeira)
Sistema de Avaliação:
-
Cada questão: 2 pontos
-
Tempo de atividade (será utilizado como critério de desempate para ranking final).
-
Menor tempo gasto com a atividade será valorizado. 1 ponto
Grupo vencedor:
Será declarado vencedor o grupo que obtiver mais pontos.
Material:
-
Mapa de Orientação- Os mapas terão localização cartográfica (Norte, Sul, Leste e Oeste). As pistas de orientação nos mapas serão um desenho de uma característica marcante da espécie (ex. fruto, uma folha, casca do tronco, etc.) e ainda por pistas físicas de grande porte (ex. casa, postes). Serão fornecidos cinco mapas sequencialmente, onde serão colocados uma pista da espécie a ser encontrada.
-
Trilha farmacológica- Na trilha, os pontos de observação serão indicados pelas placas nas plantas. Ao chegar no ponto de observação, o grupo irá procurar a planta associada ao desenho ilustrativo. O grupo deverá responder a um questionário (2-3 questões) referente àquela planta. Após, retornam a base para obter o próximo mapa.
-
Medalha Fritz Muller- De participação.
Tabela de correção das questões:
Grupos |
Correção das questões |
||||
Nome do Grupo |
Ponto (1) |
Ponto (2) |
Ponto (3) |
Ponto (4) |
Ponto (5) |
Tabela de Registro do tempo de Atividade
Grupos |
Registro de Tempo de Atividade |
||||
Nome do Grupo |
Ponto (1) |
Ponto (2) |
Ponto (3) |
Ponto (4) |
Ponto (5) |
-
Descontar do tempo de atividade total, o tempo em que o grupo iniciou a atividade.
Tabela de Pontuação Final
Nome do Grupo |
Somatório das questões |
Tempo de Atividade |