Uma ponte sobre o Brasil

O projeto uma ponte sobre o Brasil, desenvolve literatura infantil sobre os temas bioma mata atlântica e bioma amazônia realizando abordagens através destas histórias sobre seus recursos biológicos e farmacológicos, como mote para ressaltar a importância da preservação de sua ecologia.

A proposta de se fazer uma ponte sobre o Brasil através dos alunos de escolas de Santa Catarina com escolas do Amazonas almeja produzir um material que possa ser absorvido pelas diferentes comunidades sobre esses dois biomas. Pretende-se com isso compartilhar a percepção de conceitos como biodiversidade, cultura das comunidades e patrimônio imaterial, entre os alunos daqui e de lá.

O material que dá suporte ao projeto é apresentado às crianças e professores com a proposta de corresponsabilização na produção final desta literatura. Ou seja, alunos são estimulados a observarem e criticarem, tornando-se parceiros na produção conhecimento.

O Colégio de Aplicação da UFSC em Santa Catarina tem sido um parceiro fundamental desde 2015, para a viabilização deste projeto de extensão, e agora contamos com as parcerias da Escola Municipal Aristóteles Freire Arnoud em Novo Airão no Amazonas e também com a escola da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro localizada às margens do lago Acajabuta afluente do rio Negro no Amazonas.