Coordenação Geral:
Prof. Dr. Carlos Rogério Tonussi
possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE MEDICA pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia da dor, atuando principalmente nos seguintes temas: Mediação periférica da dor inflamatória articular, Modulação espinhal e supra medular da dor e inflamação periférica. Desenvolve projetos de divulgação científica, educação farmacológica e preservação das florestas como fontes de medicamentos, com alunos do ensino fundamental e médio.
Biologia:
Maria Cristina Tonussi
Ilustradora botânica e de fauna há mais de 20 anos. Atualmente está em fase de formação em
Biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Também graduada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP) com especialização em Psiquiatria e Licenciada em Música.Ministrou aulas de canto por 10 anos de 2000 a 2010 nas oficinas da Fundação Catarinense de Cultura. A música e a arte sempre andaram juntas no entendimento dos processos envolvidos em todos os ciclos de vida, largamente estudados em ciências. Em 1999 iniciou suas pesquisas sobre biodiversidade brasileira aprimorando-se em aquarelas naturalistas que deram origem aos livros infantis. Autora do livro “O reino das Aztecas” em 1019. Essa nova proposta pedagógica unindo ciência e arte transformou-se num projeto apoiado pela UFSC e recebe o nome de Projeto Fritz Müller, amparado pelo Departamento de Farmacologia. Autora do livro “O reino das Aztecas”.
Farmacologia:
Aurea Elizabeth Linder
Graduada em Farmácia Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (1994). Mestrado (1997) e Doutorado (2001) em Ciências, área de concentração em Farmacologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo , ambos sob orientação da Profa. Dra. Lusiane Bendhack. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Cardiovascular, com interesse principal nos mecanismos de contração e relaxamento do músculo liso incluindo a utilização de modelos experimentais de hipertensão e sepse. Pós-doutoramento em Fisiologia, no Medical College of Georgia (2002-2006), Augusta, Georgia, EUA, sob supervisão do Dr. R. Clinton Webb onde expandiu seus conhecimentos em biologia do músculo liso, estudando os mecanismos envolvidos na função e disfunção erétil. Pós-doutoramento em Farmacologia, na Michigan State University, East Lansing, Michigan, EUA (2006-2009), sob supervisão da Dra. Stephanie W. Watts, onde desenvolveu um projeto de pesquisa para estudar a contribuição da serotonina no sistema cardiovascular, com foco no sistema venoso. Hoje é professora e pesquisadora no Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina na área de farmacologia cardiovascular estudando os mecanismos de contração e relaxamento do músculo liso com especial interesse no sistema serotoninérgico em veias e no tecido erétil.
Farmacognosia:
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (1993), mestrado em Química pela Universidade Federal do Paraná (1994) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Editora-chefe da Revista Brasileira de Farmacognosia (2017 – 2019), tesoureira da Sociedade Brasileira de Farmacognosia (2009-2011, 2011-2013), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmacognosia (2014-2016), revisora de vários periódicos da área de produtos naturais. Tem experiência na área de Farmacognosia, com ênfase em Estudo de Extratos e Substancias de espécies da família Asteraceae, atuando principalmente nos temas: isolamento, caracterização e quantificação de substancias naturais.
Colaboradores:
Possui graduação no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – (UNISINOS – São Leopoldo – RS) 2014. Tem experiência na área de Microbiologia e Biologia Molecular com ênfase na atividade enzimática de bactérias psicrófilas. Tem formação complementar de Técnico em Química pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo – 2007) e experiência profissional na área industrial, atuando com desenvolvimento de produtos (6 anos). Mestrado em Bioquímica pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Biológicas: Bioquímica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Onde desenvolveu trabalhos relacionados a pesquisa oncológica em modelo pré-clínico de tumor cerebral (Glioblastoma – in vitro) . Atualmente é doutoranda em Farmacologia pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Farmacologia na Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada ao Laboratório de Farmacologia e Bioquímica do Câncer (LabCancer), http://labcancer.paginas.ufsc.br/. Onde desenvolve trabalhos relacionados a pesquisa oncológica em modelos pré-clínicos de câncer de mama (in vivo e in vitro).
Fabiana Noronha Dornelles
Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), 2003. Realizou estágio de iniciação científica no Laboratório de Imunologia do Instituto de Pesquisas Biomédicas do Hospital São Lucas da PUCRS. Concluiu o mestrado no programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular na PUCRS em 2009. Concluiu o doutorado no programa de Pós-Graduação em Farmacologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2013. Durante dois anos trabalhou como pesquisadora do Departamento de Ciências da Saúde e Tecnologia, no Centro de Interação Sensori-Motora (SMI) da Universidade de Aalborg na Dinamarca. Realizou pós-doutorado em Biotecnologia no Laboratório de Imunobiologia da UFSC em 2017. Atualmente, é pesquisadora no Departamento de Farmacologia da UFSC e CEO da TechPain, startup que busca o desenvolvimento de novas tecnologias para o tratamento da dor crônica. Tem experiência em pesquisa farmacêutica e empreendedorismo científico, com ênfase em farmacologia e tecnologia em saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacologia da dor e inflamação, imunologia e biologia celular e molecular. Áreas de interesse: farmacologia, biotecnologia, pesquisa, desenvolvimento e empreendedorismo científico.
Eduardo Souza Silva
Graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Metodista IPA (2002). Mestre e Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013). Realizou Pós-Doutorado na Aalborg University (Dinamarca – 2016) e atualmente é Pós-Doutor na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Farmacologia, Fisiologia e Imunologia, com ênfase na Neurobiologia e Farmacologia da dor e inflamação. Tem como foco principal a pesquisa de doenças músculo-esqueléticas e as mudanças no processo de transformação de dor e inflamação aguda em crônica em modelos experimentais em humanos e animais. Os temas de interesse são: Mediação periférica da dor e inflamação em articulações e músculoesquelético, Alterações do sistema imunológico em doenças autoimunes articulares e musculares, Modulação espinhal da dor sobre a resposta inflamatória periférica, Modulação supramedular da dor e inflamação periférica. Descoberta de biomarcadores para diagnóstico clinico e novas metodologias de avaliação da dor e inflamação em animais e humanos.
Colaboradores Passados:
Aline Franciane Leão (Farmácia – UFSC)
Angel Wagner Vieira de Oliveira (Farmácia – UFSC)
Aruana Fagundes Fiuza Hansel (Biologia – UFSC)
Assiris Rosário Maeda (Biologia – UFSC)
Bruna Duarte (Farmácia – UFSC)
Daniel Ganzarolli Martins (Biologia – UFSC)
Elba Marina Miotto Mujica (Farmácia – UFSC)
Jaine Araújo da Silva (Jornalismo – UFSC)
Leandro Espíndola (Biologia – UFSC)
Luana Costa (Biologia – UFSC)
Martin Benitez Ramos (Biologia – UFSC)
Náthaly de Moraes Pessôa (Letras LIBRAS – UFSC)
Tomás Honaiser Rostirolla (Biologia – UFSC)
Vera Helena Vidal Dias (Biologia – UFSC)